sexta-feira, 1 de abril de 2011

Por que criar um clube de Handebol? Quais as finalidades e os objetivos?

O Clube de Handebol Rio de Janeiro é uma associação sem fins lucrativos e tem como seu objetivo principal difundir a prática do handebol e o beach handball entre os seus associados. A idéia da associação iniciou-se quando começamos a entender que o espaço para o handebol dentro dos clubes tradicionais da cidade do Rio de Janeiro era restrito e que pouco se fazia pela modalidade. É quase impossível ter algum membro da diretoria de algum clube esportivo tradicional, que tenha praticado o handebol. Acho que a única experiência nesse sentido ocorreu com o ex-atleta Hélio, que jogou pela Mangueira (89/90), Flamengo (92/93) e outras equipes, ele foi diretor do C. R. Flamengo no ano de 2000, não por coincidência o ano em que o clube jogou a Liga Nacional de Handebol e foi 3º colocado na competição.
O que estamos dizendo é que ninguém de outra modalidade esportiva vai fazer nada pelo handebol, a não ser que se apaixone pela modalidade ou tenha algum interesse financeiro por trás. Sabemos que outras modalidades amadoras também enfrentam problemas, mas no Rio de Janeiro o handebol está ruim demais. Em 2009 não houve Estadual adulto e em 2010 conseguimos fazer um com 5 equipes masculinas e 4 equipes femininas, é muito pouco.
A criação de uma Liga no nosso estado é mais que necessária, não a que existe, que tem nome de Liga mas atende a um interesse particular e que mesmo assim, acaba cumprindo um papel importante, mas enfrenta os mesmos problemas por andar sozinho e está estagnada diante da realidade dos clubes. Tem que ter Liga, com estatuto, regras definidas, CNPJ, com diretoria e pessoas que entendam de Marketing. Temos certeza que a FHERJ apoiaria essa idéia e chancelaria a competição, cabendo a federação ceder a arbitragem e organizar as competições das categorias de base. É muito pouca gente trabalhando, para um esporte que tem muitos praticantes e nenhum recurso. Existe um dilema em tudo a ser vencido, sem dinheiro não tem trabalhador interessado e sem pessoas para trabalhar o esporte não cresce e ninguém ganha dinheiro. Com pouca gente trabalhando e com falta de regras, nada vai mudar, principalmente em instâncias superiores, onde precisamos de pessoas honestas e trabalhadoras.
Há tempos que são os atletas quem mantém o handebol no Estado do Rio de Janeiro e isso acontece em 98% das equipes, são eles que bancam as taxas administrativas do clube e muitas vezes uniformes e materias de treino e jogo. A última equipe, que poderíamos chamar de profissional na nossa modalidade foram Vasco e Flamengo, em 2000, e acabaram deixando muitas pessoas na dificuldade, com promessas que não foram cumpridas. Alguns foram receber os seus direitos na Justiça, mas o entendimento sobre se o esporte é amador ou profissional é dúbio e muitos atletas não conseguiram receber seus direito. Sem salários e muitos atletas ficaram sem lugar pra ir de um dia para o outro. Não vale a pena citar o papelão da equipe da Grande Rio, que emprestou o nome da escola para quem não os honrou, lá eu vi atletas sem dinheiro pra comer e sem grana de passagem pra ir para casa.

Nós, do Clube de Handebol Rio de Janeiro não vamos mudar o cenário desportivo do estado de um dia para o outro, mas temos muito mais chances de conseguirmos juntos, como administradores da nossa realidade, do que ficarmos pedindo espaço em clube de nome. Já foi presenciado final de Campeonato Estadual entre C.R. Vasco da Gama e Prefeitura de Duque de Caxias em que a torcida cantava músicas ofensivas ao rival Flamengo, sem ao menos a equipe estar na competição, nem viram o jogo.
Todos sabem que o maior patrimônio de um clube são os seus torcedores e o handebol é carente do seu próprio público e isso é um problema sério, mas tem que ser resolvido, porque a atenção e o interesse do patrocinador está voltado a esse público. Mas, voltando ao assunto...rsrs... no CHRJ os atletas ainda vão continuar pagando as mesmas taxas, mas daqui pra frente gritando o nome que escolhemos, sem promessas e principalmente sem ter que pedir permissão para pessoas que não estão nem ai para o nosso esporte. Nesse sentido, vender espaços de patrocínio, criar escolinhas da modalidade, fazer eventos e vender uniformes da nossa marca, nos ajudarão a nos manter, até conseguirmos incentivar algum Projeto, e aí damos um passo à frente. E que os anjos digam Amém.

Sei que existem pessoas que torcem contra alguns projetos e/ou outros viram o nariz para qualquer iniciativa nova, sempre vi isso, principalmente em um ambiente de clube grande, entre dirigentes de outras modalidades. Também presenciamos equipes que participavam de Liga Nacional, representando o nosso estado, ser olhada com descaso, um certo sentimento de despeito de atletas e técnicos de outras equipes. Há também equipes que só porque jogam a Liga Nacional estão acima das regras da FHERJ, regras essas que a FHERJ não impõe pra não criar problemas com a Confederação, é um desrespeito a todos os outros clubes, um erro!!!

Temos que separar três coisas pra podermos crescer em organização: o jogo, os interesses particulares dos clubes e os interesses coletivos dos Clubes. Agora eu compliquei... depois eu falo mais sobre isso!!

Depois do desabafo, que dissemos implicitamente o que todo mundo já sabe, mas não custa nada repetir. LIGA ADULTA JÀ!!!!


6 comentários:

  1. Li e concordo....show..
    Mas teve estadual em 2010 e nós ganhamos...nao teve em 2009...
    E o Flamengo foi 3 da Liga acredito q em 2000 e nao 2010. Só pra efeito de retificação.
    Tá ficando um blogueiro.
    pode apagar meu post depois

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. GALERA SIGAM O BLOG DO CHRJ! MUITA INFORMAÇÃO A RESPEITO DO MAIS NOVO E ÚNICO CLUBE CARIOCA DE HANDEBOL! E MUITO INFORMAÇÃO DO MUNDO HANDEBOLÍSTIICO!
    ABRAÇOS

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Thiago, corrigi as datas, vc tem razão!!!

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de Saber como registro uma equipe ?
    o que é preciso e como faço para entrar nas ligas

    ResponderExcluir
  6. Olá. Gostaria de saber se a Associação foi concretizada. Pois estamos querendo fazer uma na cidade onde moro e pratico Handebol. Teria como ajudar? 44 99971-9284

    ResponderExcluir